Bastante cliente já ouviu falar sobre a casa de máquinas do elevador, porém normalmente os moradores do condomínio não conhece.
Trouxemos esse pequeno artigo, para mostrar os componentes que tem lá dentro.
O que é a casa de máquinas?
É o local onde fica o maquinário do elevador (máquina de tração e motor, limitador de velocidade, quadro de comando e quadro de força) e fica de um a dois andares do último pavimento dos apartamentos.
Por norma, esse local só pode se acessado por pessoas autorizadas, técnico da manutenção, zelador e síndico. Esse local deve ter cuidado especial com a segurança, pois pode ocasionar acidentes.
Máquina de tração e motor
Ela é responsável por movimentar a cabina do elevador, no sentido de descida e subida através dos cabos de aço, que passam pela polia de tração da máquina. Na máquina também se encontra o freio eletromecânico, que tem a função de manter a cabina parada.
Limitador de velocidade
Fica localizado ao lado da máquina de tração e ela tem a função de controlar a velocidade do elevador, caso passe 20% da velocidade nominal ele aciona o aparelho de segurança do elevador, que freia imediatamente e trava a cabina nas guias. Graças a esse pequeno dispositivo, hoje podemos locomover verticalmente, pois é ele que protege os passageiros, caso haja o rompimento dos cabos de aço.
Quadro de comando
Esse é o coração e cérebro do elevador. Ele gerencia e processa todas as informações do elevador. Dentro dele tem placas eletrônicas, contatoras e inversor, que através de um sistema de lógica, manda as informações para o elevador atender uma chamada.
Quadro de força
Esse componente que fornece a energia elétrica, para o elevador. Ele também protege a instalação elétrica e permite ligar e desligar o equipamento.