Na região sudeste, o verão é o período que ocorrem os maiores níveis de chuva. Com volumes de chuva além do esperado, também vem as inundações e alagamentos.
Trouxemos esse artigo para alertar os cuidados com elevadores, que na maioria dos casos, acabam molhando e trazendo problemas para o condomínio.
Infiltrações na casa de máquinas
Sempre que possível verifique os pontos de infiltrações na casa de máquinas, infiltração dá para perceber através de manchas que aparecem no teto. Fique sempre atento nas ordens de serviços, pois os técnicos quando percebem que tem alguma anomalia, irá comunicar o condomínio.
Também é importante verificar janelas e se possível fazer proteções, pois tem casos que entram água através de chuvas de ventos.
Infiltrações na garagem e no poço do elevador
Esse é o maior vilão nos elevadores. Existem prédios construídos embaixo de lençóis freáticos, como consequência o poço enche de água, assim como garagens. Período de chuvas a situação piora ainda mais.
Se possível instale bombas na garagem e no poço do elevador, para sempre que chegar a um determinado nível, ela possa retirar essa água automaticamente.
O que fazer se começar a alagar?
Começou a chover muito, está com infiltração na casa de máquinas, a garagem do prédio está enchendo de água.
Primeiro passo é enviar o elevador para o penúltimo andar e desligar a energia do equipamento.
Segundo passo é comunicar a empresa de manutenção sobre o ocorrido.
O técnico irá avaliar o elevador, caso tenha molhado é possível que o equipamento tenha que ficar de 24 a 72hs desligado para secagem, e após o período previsto a verificação geral dos componentes, para ver se teve alguma queima.
Nesse período de secagem, se o poço do elevador estiver com água é necessário contratar uma empresa para retirar, com acompanhamento da empresa de manutenção.
Nunca utilize o elevador, se for verificado que está molhando, pois além de ocasionar um acidente, terá uma perda material considerável.
Outros casos sem ser chuvas
Sempre que lavar corredores, tenha cuidado com as portas dos elevadores, pois se cair água irá molhar o elevador, além de peças elétricas e mecânicas.
Aconselhamos que próximo as portas, seja passado apenas pano úmido.
Se um cano de algum apartamento romper e a água ir para os corredores, chame o elevador para um andar acima do ocorrido, desligue imediatamente e acione a empresa de manutenção, para verificar se o equipamento poderá funcionar com segurança.
Ter atenção ao entrar no elevador molhado. É comum os moradores dos condomínios que possuem piscina ou moram em frente à praia, querer entrar molhado. Nunca toque os botões molhado, pois poderá ocasionar um curto. Sempre se enxugue antes de entrar no elevador.