No mundo, os elevadores transportam bilhões de pessoas por dia. Esse equipamento tão essencial no nosso dia a dia, requer alguns cuidados. Seja, uma correta manutenção, como utilizar o equipamento corretamente.
Confira as regras para utilizar os elevadores com zelo.
Crianças no elevador
Não deixem crianças menores de 12 anos, andarem sozinhas no equipamento. Embora muita gente julgue que não tem problema, no Brasil existem leis que proíbem crianças andarem no elevador sem a presença de um adulto. Isso se dá pelo motivo de não terem discernimento de saber agir, quando houver uma emergência. (ficar preso, por defeitos, queda de energia, pular no equipamento)
Forçar a abertura e fechamento da porta
Se no seu condomínio possui elevador com porta de eixo vertical (abrem igual porta de casa), nunca puxe para fechar, pois, poderá danificar o amortecedor que tem o objetivo de fechar automaticamente.
Caso fique preso, jamais tente forçar a porta para tentar sair. O equipamento poderá se reiniciar e ocasionar um acidente grave.
Não fume no elevador
O equipamento é um local fechado e é proibido por lei fumar no interior da cabina.
Verifique se o elevador está realmente parado no andar
É bem comum atualmente, ficarmos desatentos principalmente quando estamos mexendo no celular. Sempre antes de entrar no elevador, certifique-se que o equipamento está nivelado e no andar correto.
Não bloqueie ou impeça o fechamento da porta com as mãos
O elevador possui um botão interno de reabertura, sempre que necessário pressione ele para a porta reabrir com segurança. Caso não tenha, utilize o botão do andar, ou pressione o botão do próprio andar na cabina.
Não exceda a lotação máxima
Sempre respeite as placas de capacidade máxima do elevador, nunca tente por peso a mais, ou entrar mais pessoas que o permitido.
Não pressione o botão de chamada várias vezes
Não adianta pressionar o botão várias vezes, isso não faz que o elevador venha mais rápido. Pelo contrário, isso faz que o botão danifique.
Não chame dois elevadores ao mesmo tempo
Utilize com sabedoria, evite desperdício de energia.
Não pule e não faça movimentos bruscos no interior da cabina
O elevador possui sensores/contatos de segurança, que faz o equipamento parar.
Ao lavar o corredor, não deixe cair água no equipamento
Tenha muito cuidado, pois poderá queimar peças eletrônicas, caso caia água no equipamento.