Limpar um elevador e seus componentes parece ser uma tarefa fácil, porém requer alguns cuidados para não ocasionar um acidente ou queima de alguma peça.
Reunimos os erros mais comuns na hora de limpar um elevador.
Jogar água...
Por se tratar de um equipamento eletrônico, possuir várias peças que passam eletricidade e acabamentos com materiais que oxidam, esse é o mais comum acontecer em condomínios. Ao lavar a garagem ou o corredor não se tem o cuidado com elevador e por várias vezes, a água pega na porta oxidando-a com o tempo e escorre para o poço e componentes da porta, podendo fechar um curto-circuito.
Passar álcool nos botões…
Devido à pandemia, tornou-se comum passar álcool nos botões para higienizar. Porém, é abrasivo para o material do botão, fazendo danifica-los. Outra ocorrência é quando em contato com a parte elétrica de elevadores antigos, ocasiona incêndios.
Utilizar produtos abrasivos ao inox…
Por falta de conhecimento utilizar produtos com muita química, que com o tempo mancha a cabina. Utilizar também palha de aço e esponjas danifica a parte interna da cabina.
Outros casos que requer atenção
Nunca limpe a casa de máquinas, esse serviço é feito pela equipe técnica da empresa que faz manutenção. Além de ser perigoso, existe lei que proíbe pessoas não autorizadas a acessar ela.
Nunca jogue lixo pela soleira da porta do elevador. A sujeira cai nos componentes das portas debaixo, fazendo o elevador parar e em alguns casos podendo danificar.
Nunca utilize a casa de máquinas como depósito. Por norma é proibido qualquer material que não seja do elevador e é passível de multa por órgãos competentes.