Pode ocorrer tanto no início quanto no final do dia, quando você utiliza o elevador e ele para antes de chegar ao andar desejado.
Agora você se encontra preso, sem saber em qual andar está, e começa a sentir pânico. Pelo fator do elevador ser um equipamento que transporta pessoas, ele é programado para parar em situações que comprometa a segurança do usuário.
Ficar preso em um elevador é extremamente desagradável, especialmente para aqueles que têm medo de altura ou claustrofobia. Felizmente, existe um procedimento a ser seguido para sair de um elevador parado com segurança, confira essas dicas que trouxemos nesse artigo.
Pressione o botão “Abrir porta”
Pode parecer simples, mas em algumas situações o elevador pode falhar ou ficar parado devido a uma queda de energia, por exemplo. Nesses casos, pressione o botão de abertura de porta, se o elevador estiver nivelado com o andar, a porta se abrirá, verifique se isso ocorre e saia com segurança.
Caso não funcione? Mantenha a calma!
Se a porta não abrir após pressionar o botão, tente não entrar em pânico. Embora não seja fácil, entrar em pânico só agravará a situação, pois será difícil pensar com clareza. Respire profundamente para relaxar o corpo e poder pedir ajuda. Se houver outras pessoas no elevador, mantenha a calma.
Pressione o botão de alarme ou solicite ajuda pelo interfone
Quando todos estiverem calmos, pressione o botão de alarme/interfone e aguarde a resposta do porteiro ou zelador do prédio. Caso não haja essa opção, entre em contato com a empresa responsável pela manutenção do elevador – o número de contato está geralmente localizado no elevador.
Não tente escapar
Após ter procurado por ajuda, aguarde pacientemente até que a equipe técnica chegue. A pior coisa que você pode fazer nessa situação é tentar escapar, pois o elevador não irá cair. Tentar sair de um elevador parado colocará sua vida em perigo. Apenas se sente e relaxe até ser resgatado(a).
Nós já possuímos uma solução para resgatar passageiros automaticamente, se ficarem presos no elevador por falta de energia. Entre em contato conosco para mais informações!