Você provavelmente já entrou em algum elevador e nele continha um espelho. Além disso, você já deve ter tirado uma selfie, arrumado o cabelo ou até mesmo feito uma careta.
Mas, o que poucos sabem é que existem razões para ter espelho dentro do elevador.
Trouxemos as três principais razões nesse pequeno artigo. Vamos lá?
Acessibilidade
Essa é a principal das três, devido existir norma para que tenha espelho no elevador. A norma é a ABNT NBR NM 313 e provavelmente já pode ter notado, que onde tem dois elevadores, um possui e outro não. Isso se dá porque a norma exige que, pelo menos um dos elevadores seja para acessibilidade e além de espelhos, tem corrimão, voice ou aviso sonoro (aquela voz que você ouve, falando o andar, portas abrindo entre outros) e vários outros (será um assunto para futuros posts).
O espelho tem a função de auxiliar o cadeirante nas manobras, para entrar na cabina e quando se desloca de costas para a porta.
Psicológico
Isso mesmo! Estudiosos descobriram, que o espelho no elevador faz as pessoas se distraírem em relação ao tempo. Alguns passageiros reclamavam que o elevador demorava muito para chegar no andar solicitado.
A melhor solução que encontraram economicamente, já que aumentar a velocidade geraria um custo bem elevado, foi em colocar espelho.
Essa maneira de distrair ao olhar no espelho, dava uma “sensação” de aumento da velocidade.
Pessoas com claustrofobia
Por último, o espelho ajuda as pessoas com pavor de locais fechados, pois elas conseguem ter noção de cada detalhe do elevador através no reflexo e o espelho da sensação de que o espaço é maior, dando segurança ao usuário.
Porem, existe uma ressalva em elevadores de hospitais. Geralmente não possui espelho, devido causar uma sensação de desgaste emocional ao se ver em uma situação difícil, seja por um familiar ou até por si mesmo. Por essa razão, você possa ter notado a ausência lá.