Sabemos que o elevador consome bastante energia, principalmente aqueles que não possuem inversores de frequência. Reduzir esse consumo é uma tarefa desafiadora para o condomínio, com isso trouxemos essas três dicas para reduzir ao máximo a energia com o elevador no seu condomínio.
1. Realizar a manutenção nas conexões
Elevadores com mais de 20 anos é preciso ficar atento a fiação elétrica, com o tempo ela resseca podendo fazer com que o equipamento tenha curtos. Além da fiação, é necessário realizar a manutenção na chave geral do prédio (ela geralmente fica lá embaixo no primeiro pavimento, na garagem ou subsolo), contratando um eletricista para realizar reaperto das conexões, que frouxam com o tempo ocasionando fuga de corrente e alguns casos gerando curto e queima de componentes do elevador. Fiação antiga e frouxas faz com que gaste mais energia.
2. Substituição das lâmpadas
Essa dica a maioria já deva ter feito na própria residência, substituir as lâmpadas incandescentes e tubulares com reator, por de ‘leds’. A lâmpada de ‘led’ possui um baixo consumo de energia e trocar as dos elevadores por ela, fará que tenha uma redução de energia, pois ficam acesas 24 h. Outra alternativa e colocar sensor de presença no equipamento, já que com a nova norma ABNT NBR16858 agora é permitido.
3. Chamadas desnecessárias do elevador
Esse é o que mais consome energia. Prédios que possuem mais de um elevador, moradores apressados sempre chamam os dois elevadores simultaneamente, em algumas situações até três. Chamar vários elevadores, faz com que consuma mais energia. É muito importante tentar conscientizar os moradores, para chamarem apenas um equipamento, o que esteja mais perto (alguns não possuem display para saber o andar, temos a solução para o seu equipamento). Outra solução é colocar um sistema de chamada inteligente (necessário verificar a disponibilidade do seu equipamento), esse a qual, ao apertar o elevador ele automaticamente envia o que estiver mais perto, reduzindo o consumo de energia.
Além dessas três é possível modernizar o seu elevador, você pode conferir como funciona em um dos nossos conteúdos que escrevemos clicando no link abaixo.