No hall do prédio talvez você já tenha observado a placa abaixo:
Você sabe o real motivo, de não poder utilizar o elevador em caso de incêndio? Trouxemos esse pequeno artigo para esclarecer. Vamos lá?!
Incêndio no prédio
O corpo de bombeiros, quando chegam ao edifício, a primeira coisa que fazem é cortar a energia para não ter risco de explosão. A maioria dos incêndios que ocorrem, afetam a rede elétrica do edifício, fazendo com que a energia fique comprometida. Caso esteja no elevador poderá ficar preso, e as consequências, são graves queimaduras.
A caixa de corrida e o poço do elevador, é uma forma da fumaça ir para o andar mais alto, pela área de ventilação do prédio. A cabina tem passagem de ar e a fumaça da caixa de corrida irá entrar, a pessoa poderá morrer asfixiada.
Apesar das portas dos elevadores serem fabricadas para suportar incêndio conforme a norma ABNT NBR 16858 e a NM 207. O elevador não poderá ser utilizado.
Além disso, a norma NBR 13434, exige a sinalização nos andares do elevador, com a informação: “Proibido utilizar o elevador em caso de incêndio” (a mesma da imagem no início do artigo).
O que fazer com o elevador em caso de incêndio?
No andar principal do condomínio, geralmente no térreo, possui uma caixinha vermelha ou de vidro com a informação: “em caso de incêndio quebre o vidro”. Essa caixinha é do elevador e o sistema faz que o elevador desça, abra as portas e fique inoperante, exatamente para não utilizarem o elevador. Em alguns equipamentos é uma chave que deve ser virada para o elevador ficar inoperante.
Portanto, em caso de incêndio, mantenha a calma e utilize as escadas, caso não seja possível vá para o terraço, em um local aberto. Caso esteja no térreo, quebre o vidro de emergência e acione o bombeiro do elevador, para ninguém utilizar.
Local, permitido utilizar o elevador:
Atualmente apenas hospitais são liberados para utilizarem o elevador em caso de emergência. O equipamento é preparado para essas situações, são chamados de elevadores de emergência, na qual, são utilizados apenas em caso de incêndio, para descer com pessoas acamadas.