Adequação de segurança em elevadores antigos

No Brasil, cerca de 80% dos elevadores instalados precisam de alguma adequação de segurança. Pensando nisso, hoje trouxemos alguns itens que talvez seu elevador antigo não possua e que pode ser adequado para maior segurança.

Essas adequações estão na norma NBR 15597, a qual é exatamente para elevadores já existentes.

Interfone, luz e alarme de emergência:

Quando acaba a energia no prédio é necessário ter uma luz de emergência, alarme e interfone no elevador. Possuímos um kit de alarme e luz de emergência, onde consiste em um sistema que permanece uma luz de emergência acessa e ainda é possível acionar o alarme em caso de falta de energia.

Para elevadores que não possuem interfone, a SETE SERVIC, possui um kit que pode ser instalado no equipamento. (verifique a disponibilidade conosco)

Sensor de porta (barreira eletrônica/lambda/BPE):

Para elevadores com portas automáticas é proibido utilizar sensores antigos que tenham apenas dois focos de aproximação, pois pode acarretar acidentes principalmente em idosos, criança e animais. Com isso, é necessário a instalação de um sensor que ocupe a porta por completo, para trazer mais segurança ao usuário.

Luz de emergência casa de máquinas:

Quando ocorre de ter uma pessoa presa por falta de energia é necessário ter em cima da máquina do elevador uma luz de emergência para poder retirar a pessoa com segurança.

Quadro de força:

Comparamos esse quadro com o do seriado Chaves. Existem milhares de elevadores que possuem a chave igual. Esse tipo de quadro é proibido pela NR10 e NR12, passivo à fiscalização, pois podem ocasionar incêndios e explosões, trazendo risco as pessoas.

Protetor polia de tração e limitador de velocidade:

Um dos principais acidentes com técnicos de elevadores é a falta de proteção na polia e limitador de velocidade. Localizado na casa de máquinas e em cima da cabina e contrapeso (modelos que possuem tração dupla), elevadores com mais de 20 anos não possuem essa proteção (amarela), levando a inúmeros de casos de acidentes.

Guarda-corpo no topo da cabina:

Outro item que coloca em risco a vida do técnico é a ausência dessa proteção (amarelo). Infelizmente ainda existem pessoas que pensam que se o usuário não sobe em cima do elevador é obrigação da empresa mantedora “providenciar”. A cada ano morre vários profissionais nessa área por queda, que poderia ser evitado se tivesse essa segurança.

Na SETE SERVIC Elevadores, nossa prioridade é a segurança de todos, possuímos a melhor solução para o seu elevador! Entre em contato conosco!