Alexander Miles, o afro-americano que revolucionou a área de elevadores

O inventor americano Elisha Graves OTIS, criou o freio de segurança em 1852. Graças a ele, hoje podemos nos locomover verticalmente em grandes edifícios pelo mundo.

Porém, hoje trouxemos a história de uma pessoa que revolucionou a área de elevadores e não esteve nos holofotes, e várias pessoas nunca ouviram falar dele.

Alexander Miles

Ele foi o primeiro membro preto da Câmara de Comércio de Duluth, além de administrar uma barbearia, fundou em 1899, a The United Brotherhood, uma companhia de seguros de vida que seguraria pessoas negras, que muitas vezes tinham cobertura negada na época. 

Como ele foi parar na área de elevadores? Tudo começou, quando sua filha, um dia, caiu no poço de um elevador, quase não resistiu aos ferimentos. Na época os elevadores, eram movidos a vapor e as portas eram fechadas manualmente, por isso, várias pessoas caíam.

Foi quando em 1887, ele criou e patenteou sua invenção: o elevador elétrico. Graças a ele, os elevadores evoluíram saindo de vez dos motores movidos a vapor.

Além dessa invenção, Miles melhorou a segurança dos elevadores, criando as portas automáticas e o seletor. Ele teve a genialidade de criar um sistema seguro, capaz de fazer o elevador parar nos andares corretamente, conhecido na área de elevadores como “seletor” (imagem abaixo). Quando o elevador parava no andar, a porta da cabina abria por rolos e alavancas, sem a necessidade de o passageiro fechar manualmente, reduzindo os acidentes.

Quando o elevador parava no andar, a porta da cabina abria por rolos e alavancas, sem a necessidade de o passageiro fechar manualmente, reduzindo assim os acidentes na época.

Miles, teve um papel fundamental ao ter tido a percepção que os elevadores da época não eram tão seguros. O que importava naquele tempo era que o equipamento não caísse, com isso os demais componentes não tinha tanta importância. Com o seu olhar voltado para a segurança, criou e desenvolveu os componentes fundamentais até atualmente.

Ele faleceu em 1918, e infelizmente, só foi introduzido na famosa organização americana, que reconhece engenheiros e inventores individuais que detêm uma patente americana de tecnologia significativa, a National Inventors Hall of Fame, no ano de 2007.