Conheça três modelos de plataforma elevatória para acessibilidade

O Brasil de alguns anos para cá, vem desenvolvendo melhorias e normas para atender a todos. Uma dessas melhorias vem ajudando aqueles que possuem alguma mobilidade reduzida: a plataforma elevatória.

Bem comum em bancos, as plataformas vêm cada vez mais ganhando espaço no cotidiano brasileiro. A norma que traz os requisitos para a instalação em edificações é a ABNT NBR-9050.

Em edifícios que possuem escadas na entrada do prédio e casas que possuem dois andares, já estão aderindo plataformas elevatórias para atender pessoas que necessitam.

Embora (serem) diferentes de elevadores tradicionais, as plataformas são mais fáceis para instalar em lugares pequenos, pois são fabricadas para no máximo 3 pessoas.

Existem vários modelos de plataforma para adequar a várias situações. Hoje trouxemos essas três, confira abaixo:

#1 Plataforma inclinada

Essa plataforma é bem comum em casas, apartamentos ‘duplex’ e auditórios que possuem rampas muito longas. Ela é ideal que não ocupa muito espaço e pode atender pessoas que necessitam de cuidados.

#2 Plataforma de percurso fechado

Essa plataforma que também é conhecida como enclausurada, está presente em lugares que possuem altura de até 4 metros, visto que é a maior altura permitida para plataformas, segundo a norma NBR-9050.

#3 Plataforma de percurso aberto

Essa é a mais comum em edifícios e bancos. Diferente da apresentada acima, ela é aberta devido ser para uma altura de até 2 metros.