O que ocorre se romper os cabos de aço do elevador?

Essa talvez seja uma das dúvidas e medos mais frequentes de quem utiliza o elevador. Para muitos o equipamento cai no poço, igual acontece em filmes e histórias de terror. Mas, será que o elevador cai mesmo?

Para responder a essa pergunta, separamos esse pequeno artigo para acabar de vez com a sua dúvida, porém, precisamos conhecer três itens antes, vamos lá?

Regulador/limitador de velocidade

Ele é responsável por monitorar a velocidade do elevador mecanicamente. O limitador fica na casa de máquinas, ou no último pavimento (em elevadores sem casa de máquinas). Ele é ajustado conforme a velocidade nominal do elevador, na qual, se ultrapassar essa velocidade em 15% ele aciona o contato elétrico. Caso ultrapasse acima de 15%, além do contato elétrico, aciona mecanicamente o freio de segurança em caso de queda livre (falaremos sobre ele ainda).

Pela polia (amarelo acima) do limitador, passa um cabo de aço, esticado pela tensora.

Polia tensora/esticadora

Esse item tem a função de esticar o cabo que passa pelo limitador e faz a volta nele. Ela precisa ficar na posição horizontal e com ângulo de 90º em relação à guia do elevador.

Freio de segurança

Principal item do elevador, localizado embaixo da cabina, sem ele o equipamento não pode ser utilizado. Graças ao freio de segurança, que podemos afirmar que o elevador não cai. Esse item só é acionado em caso de rompimento dos cabos de aço do elevador, com isso, ele trava mecanicamente na guia, não deixando o equipamento cair em queda livre.

Ele é acionado através do limitador de velocidade, e com o cabo de aço (não é o mesmo cabo que sustenta o elevador), puxa o sistema de travamento na direção oposta da queda.

O elevador então não cai?

Geralmente o elevador possui em média de 3 a 6 cabos de aços que seguram a cabina (não é o mesmo cabo do freio de segurança).

Quando o elevador é projetado, o cálculo feito em relação aos cabos de aços é: somente 1 cabo tem que suportar o elevador com a carga máxima, os outros 3 são de segurança, ou seja, se romper um cabo ainda tem 3 reservas e se romper todos, entra o sistema do freio de segurança. Abaixo um vídeo do funcionamento desse sistema:

MAS, ATENÇÃO! Para esse sistema funcionar é necessário que a manutenção seja realizada corretamente, as vistorias anuais e testes no sistema do freio.

O que ocorre na maioria das vezes são condomínios contratarem empresas, que não possuem registros no CREA. Com a manutenção sendo realizada corretamente, a hipótese de um elevador ocasionar um acidente grave é zero.

Por isso, seja seleto(a) na empresa que irá realizar a manutenção no seu condomínio. Nós da Sete Servic, possuímos profissionais capacitados para manter sempre o equipamento seguro. Também possuímos engenheiros para manter os equipamentos conforme a norma.

Se você tem dúvidas se estão realizando a manutenção corretamente e não sabe se está funcionando os principais itens de seguranças do equipamento, entre em contato conosco e peça uma avaliação.