Posso retirar o passageiro preso de dentro do elevador, no meu condomínio?

Uma das dúvidas mais frequentes em prédios comerciais e residenciais é em relação a pessoas presas no elevador. O zelador, síndico ou morador pode retirar? 

A resposta é não! Desde agosto de 2012 foi proibido a liberação de passageiros por pessoas não habilitadas. A norma se encontra na ABNT NBR1603:2012. Nela está contido que apenas a empresa que faz a manutenção, corpo de bombeiros militar ou órgão que o substitua que pode retirar.

Muito antes dessa atualização da norma empresas forneciam treinamento para zeladores e síndicos nos edifícios. Na falta desses que foram treinados outras pessoas pensavam que era fácil retirar outras presas no equipamento. 

Parece fácil e é sim para aqueles que dominam completamente o equipamento, já para pessoas curiosas ou sem preparo pode colocar a vida do passageiro e a sua em risco. 

Teve muito casos com acidentes fatais devido a esse despreparo. Um dos mais comuns que acontecia era quando parava fora do nível (entre a metade da porta de pavimento), o passageiro que está preso está seguro, porém, quem faz o resgate não.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A reação normal da pessoa que está presa é querer sair assim que você abre a porta. Corre o risco de cair no vão do elevador e vim a óbito devido à pessoa que está presa te dar um susto querendo sair. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Outro caso comum que acontecia e infelizmente acontece atualmente por negligência dos condomínios em não aceitar é quando o zelador ou síndico tentam abrir a porta batente (aquelas que você puxa) e não fecham ela direito. Logo em seguida vem uma pessoa e abre a porta naquele andar e cai no vão, vindo geralmente a óbito. Esse é um dos motivos que a porta tem que ter um aviso “antes de entrar no elevador verifique se o mesmo se encontra no lugar”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com (várias) recorrência desses acidentes fatais, finalmente em 2012 foi proibido no Brasil, pessoas não autorizadas a retirar passageiro preso em consequência foi recolhido todas as chaves de emergência dos condomínios.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Hoje as empresas treinam o corpo de bombeiro militar e civil para executar o resgate de passageiro preso, como lidam com emergências conseguem retirar com segurança caso precisem. 

Caso o condomínio insista em querer tirar o passageiro, é feito um treinamento com a assinatura de um termo na qual o síndico fica responsável civil caso haja uma fatalidade. É claro que nenhum quer assumir essa responsabilidade. 

Sabemos que é bem desconfortável ficar preso dentro de um elevador, porém tem que tranquilizar a pessoa e aguardar o resgate com segurança por pessoas habilitadas. 

Dentro do elevador é seguro, não faltará oxigênio como muitos pensam e muito menos vai “cair”. NUNCA tente sair de dentro sozinho, você está colocando sua vida em risco.

Seguindo as normas estabelecidas você mantém seu condomínio seguro dentro da lei, protegendo assim as pessoas que você ama.

Nós da Sete Servic preocupamos muito com a segurança de todos e conscientiza-los faz parte da nossa cultura.