Cinco dicas do que não fazer no elevador

O elevador é considerado o transporte vertical mais seguro do mundo e não é atoa que transporta bilhões de pessoas por dia. Assim como qualquer transporte, o elevador possui algumas regras de segurança para usufruir ao máximo.

Várias pessoas no dia a dia utilizam o equipamento erradamente e embora pareça ser simples apertar um botão, por exemplo, existe a maneira correta de utilizar. Com isso, separamos cinco dicas do que NÃO fazer no elevador.

1 Acionar várias vezes o botão de chamada

Sabe aquele dia que parece que o elevador está demorando demais? No dia que você está com pressa então? Xiii..!!! Pois, bem! Ao acionar o botão a primeira vez e ele ascender aguarde! Acionar várias vezes não fará que ele desça mais rápido, pelo contrário o elevador poderá não descer, pois, isso pode danificar o botão.

2 Entrar mais pessoas que o permitido

Um ditado bem popular que existe é“ o coração é igual de mãe, sempre cabe mais um..”. Para o elevador essa regra não existe! Eles são projetados para suportar determinada carga e ultrapassar é certo que além de ficar preso dentro, danificará os componentes mecânicos do elevador.

3 Acionar os dois botões de pavimento do elevador

Essa acreditamos que bastante gente não sabe. Em elevadores que possuem dois botões no pavimento (chamado botoeira dupla e é bem comum em elevadores comerciais), serve para melhorar o fluxo e rapidez para subir pavimentos superiores, porém, na prática, acaba piorando e demorando muito mais para utilizar o elevador. Isso se dá pelo fato que as pessoas acionam os dois botões em simultâneo, caso queira descer é preciso acionar apenas o botão de descida (embaixo) e subir apenas o de subida (em cima).

Quando aciona os dois, o elevador entende que você quer subir e descer, ele irá ir até os andares superiores e então depois descer (ainda parará novamente no andar que você estava antes de realizar a chamada). Com isso, uma viagem que duraria em média uns 30 segundos, demorará até 1 minuto (isso para prédios baixos). Portanto, acione apenas o botão na direção que quer ir.

4 Pular no elevador

Quando estamos com as crianças é bem comum que queremos brincar com elas e por várias vezes até pular no elevador. O elevador tem itens de segurança projetados para monitorar a velocidade do equipamento. Qualquer variação não prevista no projeto, fará parar o elevador. Ao pular no elevador principalmente em movimento, altera a velocidade através dos solavancos e aciona o contato de segurança. Resultado: ficará preso.

5 Colocar a mão quando tiver fechando a porta

Jamais coloque a mão quando a porta do elevador estiver quase fechando. Dependendo da distância o foco do sensor de porta não atuará, podendo fechar a porta em cima de você e em alguns casos até machucando. Sempre utilize o botão de abrir porta que fica na cabina, ou simplesmente acione o botão de fora do andar que a porta reabrirá.