O poço do elevador, que muitos confundem com “fosso”, é o local que fica localizado na parte inferior da caixa de corrida do equipamento e fica situado no primeiro pavimento do edifício.
O correto é poço, pois está relacionado a um movimento vertical (nesse caso, o elevador), diferente de fosso, que é uma cavidade para escoamento na horizontal.
No poço possui, o amortecedor ou mola da cabina e contrapeso, polia tensora do cabo do limitador, as guias da cabina e contrapeso, escada, limites, botão de emergência, coletor de óleo (quando possuir).
Amortecedor ou mola
Para elevadores com velocidade superior a 1,50 m/s e onde possui laje no andar inferior, é utilizado amortecedor. Ele tem a função de absorver o impacto da cabina e contrapeso, caso haja uma emergência do equipamento (passar do andar inferior, por excesso de peso ou passar do andar superior, por alguma falha). A mola tem a mesma função.
Polia tensora
Esse dispositivo mantêm o cabo do limitador de velocidade esticado, caso haja alguma anormalidade, ele aciona o contato de segurança e faz parar o elevador.
Guias
É por onde a cabina e contrapeso passa, funciona como um trilho. Ela começa no poço e vai até à parte superior da caixa de corrida.
Limites
Esse dispositivo desliga o elevador antes de chegar no amortecedor e mola, ele funciona como uma segurança. Geralmente é físico e fica fixo na parte inferior e superior, são os limites de parada e final. Alguns elevadores utilizam sensores, ao invés desses limites eletromecânicos.
Botão de emergência
Esse dispositivo é acionado pelo técnico da manutenção, para entrar no poço com segurança. Ele deixa o equipamento fora de operação.
Coletor de óleo
Foi desenvolvido para manter o poço sem mancha de óleo. Antigamente os elevadores não tinham, com isso ao lubrificar as guias do elevador, o óleo escorria para o poço. Esse dispositivo é fundamental, o meio ambiente agradece.
Escada
Ela serve para o técnico descer no poço e fazer a manutenção. Quando não houver, é necessário o condomínio fornecer uma escada móvel.