Desde a primeira invenção do sistema de segurança dos elevadores em 1852, os equipamentos vêm se atualizando a cada ano. Considerado um dos meios de transporte mais seguro do mundo, existem vários tipos. Com isso, trouxemos os três principais nesse pequeno artigo para deixar você por dentro.
Elevador com casa de máquinas
Frequente na maioria dos edifícios do Brasil, principalmente em prédios com mais de 20 anos, o elevador com casa de máquinas é aquele cuja máquina fica em um local próprio acima do último andar. As máquinas podem ser com engrenagem ou sem engrenagem, podendo chegar a 2,5 m/s e 10 m/s respectivamente.
Elevador hidráulico
Esse é o equipamento que foi mais utilizado em épocas passadas. Utiliza um pistão hidráulico para movimentar a cabina para cima e para baixo. Geralmente é instalado em prédios baixos e sua velocidade chega no máximo a 1 m/s.
É um equipamento que utiliza fluido hidráulico para funcionar e consequentemente pode gerar vazamentos com o passar dos anos. Também tem um alto consumo de energia.
Elevador sem casa de máquinas
Lançando em meados do ano 2000, esse elevador vem cada vez mais ganhando força no mercado. Como o nome já diz, não possui casa de máquinas, o comando fica localizado no último pavimento superior. A máquina é sem engrenagem, embora tenha alguns modelos antigos que ainda possua engrenagem. É o equipamento que menos consome energia e espaço. Sua velocidade pode chegar até 2,5 m/s.