Quando se fala em modernização de elevador é normal já pensar que é um custo elevado para o condomínio, porém mostraremos que vale muito a pena e com um custo acessível.
Existem duas modalidades de modernização: a total e a parcial. Nesse post focamos na parcial (caso queira conhecer a total também pode acessar o nosso artigo clicando aqui).
Modernização parcial
Constitui em permanecer as guias do elevador, a estrutura da cabina, a máquina de tração e as portas de pavimento. Nesse modelo de modernização, é colocado um quadro de comando novo, botoeiras novas, sub teto (opcional), ventilador (opcional), interfone (portaria e cabina), operador de porta, comando de inspeção, escada marinheiro (se não possuir), guarda corpo, proteção de máquinas, voice (acessibilidade).
Esse modelo de modernização é bem acessível e traz grandes benefícios para o condomínio.
Inversor de frequência x economia
Por mais que o equipamento antigo tenha um excelente plano de manutenção é comum as peças sofrerem desgastes com o tempo. Elevadores com sistema antigo de chaves eletromecânicas, tendem a ter mais desgaste recorrente. Isso se dá pelo fato de não possuírem tecnologia com inversor de frequência, contatoras de potência e relês.
As chaves eletromecânicas (conhecidas também como chave a carvão), tem um desgaste elevado, quando o equipamento é utilizado com muita frequência. Outro ponto de elevadores antigos, que não possui inversor de frequência é ter muito desgaste na lona do freio, devido o nivelamento ser por ele, por isso param desnivelados e quando para em algum andar tem “solavancos”.
Com a instalação de quadro de comandos modernos com inversor de frequência, o condomínio reduzirá o consumo da energia elétrica.
Botoeiras e painéis: deixe seu elevador mais elegante!
Aqui na Sete Servic existem várias opções para deixar o seu elevador mais elegante conheça alguns modelos.
Estética em geral
Quanto à reforma, na cabina do elevador praticamente tudo pode ser modificado, desde painéis, piso, corrimão, espelho, subteto, botoeira, porta, entre outros; nos mais diversos tipos de materiais, que deverão ser escolhidos conforme os objetivos da reforma, a viabilidade econômica e a harmonização da cabina com estilo ou detalhes arquitetônicos do edifício.
Entre outros, os revestimentos mais utilizados para a modernização estão o aço inoxidável e laminado melamínico (fórmica) para revestimentos de painéis; além de acrílico, espelho, vidro e latão para detalhes que fazem a diferença.
Sendo a cabina do elevador o único ambiente comum por onde passa constantemente todos os moradores ou frequentadores do condomínio, uma cabina agradável valoriza o imóvel e melhora o astral daqueles que ali transitam.
Possuímos diversos tipos de pisos, subtetos, corrimãos, espelhos, cabinas, botoeiras, portas. Veja algumas opções: