Os elevadores hidráulicos são mais usuais em casas, pequenos edifícios com até 4 andares e elevador de carga. Embora seja um equipamento robusto não se encontra muitos devido alguns mitos espalhadas por aí.
Antes de detalhar suas vantagens, conheceremos alguns dos mitos predominantes sobre elevadores hidráulicos.
✔ Consome mais energia: Durante a viagem para baixo, o pistão desce pela liberação controlada da válvula, portanto, não há consumo de energia em viagens para baixo.
✔ Não é ecologicamente correto: O sistema de elevação hidráulica não espalha óleo. Mantém um ambiente limpo. O compressor é colocado em um tanque de óleo hermético, e a válvula, e o tubo de óleo também estão conectados com firmeza para evitar vazamento. O vazamento de óleo não é possível, e esses sistemas são ecologicamente corretos.
✔ Problema de derramamento de óleo: Todas as juntas, entradas e saídas são perfeitamente seladas com vedações de óleo. Se mantido corretamente, o derramamento de óleo não ocorre.
✔ Precisa de mais manutenção: A unidade da bomba do motor está fechada em um tanque compacto, portanto, não precisa de manutenção frequente. O óleo pode ser usado por anos.
✔ Características de deslocamento ruins: se a configuração da válvula e a pressão do óleo forem ajustadas corretamente, a qualidade da viagem será suave.
As vantagens de usar essa tecnologia são as seguintes:
- Não há equipamento. Apenas um motor — que é mantido imerso no tanque de óleo — é usado, portanto, nenhuma vibração da máquina é criada.
- Permite maior flexibilidade na seleção de locais de máquinas e controle, pois pode ser instalado em qualquer lugar a uma distância de 10 m do pistão.
- Não há carga nas paredes laterais, pois toda a carga está no chão do poço, tornando a construção fácil, simples e econômica.
- Como o motor está em um tanque de óleo sendo mantido ao lado da casa de máquinas elevatórias, o ruído de abertura/fechamento do freio é eliminado.
- Durante o movimento descendente, o elevador desce com uma liberação controlada da pressão do óleo; não há operação do motor, portanto, não há consumo de energia durante o movimento descendente.
- A unidade de controle e powerpack é colocada no piso térreo, é fácil para os técnicos de serviço realizarem a manutenção.
- Não há necessidade de um dispositivo de resgate automático. Em caso de falha de energia, a cabine pode ser abaixada simplesmente liberando manualmente a válvula de pressão.
- Como não há engrenagem e o movimento ocorre através do pistão de óleo, não há vibração durante as operações.
- Nenhuma casa de máquinas separada é necessária, e o tanque de óleo pode ser mantido ao lado do poço do elevador em um espaço pequeno. O espaço aéreo no pouso superior também não é necessário, reduzindo assim o requisito geral de altura.
- Os sistemas de elevação hidráulico são fáceis de instalar e manter. Eles são mais confiáveis do que os sistemas de tração. É por isso que os sistemas hidráulicos são usados em aviões e naves espaciais.