O elevador MRL oferece uma alternativa ao elevador hidráulico ou de tração tradicional. Muitas pessoas se perguntam o que torna ele diferente. Além disso, ele é seguro? Confira esse pequeno artigo e fique por dentro.
O que é um elevador MRL?
Resumidamente é um elevador sem casa de máquinas (Machine Roomless Elevator – MRL), que não precisa da casa de máquinas, para abrigar o motor e comando do elevador. O motor especialmente projetado é instalado diretamente no poço, na parte superior ou inferior (em outros países).
De modo geral, um elevador MRL parece um elevador “tradicional”. Ele é movido por cabos de aço, cintas de tração, ou elemento de tração. No entanto, o elevador MRL mais atual, funciona com um motor de ímã permanente (PMM).
História do Elevador MRL
O primeiro modelo deste elevador foi desenhado pela indústria KONE em 1996. Para poupar espaço, os designers colocaram o motor do elevador diretamente no poço. Desde então, essa revolução ofereceu benefícios para edifícios de pequeno e médio porte.
O elevador MRL é amplamente utilizado na EUROPA, mas foi apenas na última década, que o projeto ganhou popularidade na América. A aceitação precoce da tecnologia foi prejudicada pela falta de código de fabricação e instalação e poucos fabricantes produzindo o equipamento.
Nos últimos anos, no entanto, o elevador MRL fez grandes avanços. A maioria dos fabricantes agora oferece esses modelos. Pode ser encontrado na maioria dos tamanhos e velocidades necessários para edifícios modernos.
Benefícios dos Elevadores MRL
Existem algumas razões para considerar o uso de um elevador MRL. Da economia de custo à economia de espaço, esses elevadores podem fornecer soluções para desafios comuns de construção. Confira alguns benefícios:
Menos uso de espaço – Como o elevador MRL não requer uma sala separada para abrigar seu motor, ele ocupa muito menos espaço do que um elevador tradicional. Isso libera designers e arquitetos para usar o espaço extra, proporcionando uma liberdade de design incomparável.
Mais eficiência energética – Os elevadores MRL usam de 70% a 80% menos energia do que os elevadores tradicionais. Isso é uma enorme economia de custos de energia. Além disso, a máquina do MRL não utiliza óleo, reduzindo custos e riscos de incêndio.
Projetado para edifícios de pequeno e médio porte – A economia de espaço em um prédio pequeno ou médio pode trazer grandes benefícios. O elevador MRL é projetado tendo em mente as limitações de espaço de edifícios menores.
Áreas Propensas as Inundações – Como o motor e o controlador podem ser instalados no topo do poço do elevador, um MRL é uma ótima opção para áreas que sofrem inundações. A altura do poço do elevador manterá as máquinas fora da água e fora de perigo.
Menor custo de instalação – Sem o custo extra de uma sala separada ou cilindro hidráulico enterrado, o elevador MRL também oferece economia de custos para instalação. Um elevador MRL pode ajudar a manter um novo projeto no orçamento.
Operação mais silenciosa – Em 50-55 decibéis, o MRL opera a uma taxa significativamente mais silenciosa do que muitos outros modelos. Esse passeio silencioso é importante, especialmente em espaços menores.
O MRL é seguro?
Sim. O elevador MRL é estudado há décadas e, à medida que se tornaram mais populares, muitos edifícios os instalaram. À medida que a taxa de instalação aumentou, no entanto, a taxa de acidentes diminuiu ou permaneceu a mesma.
Isso significa que apesar de existir mais elevador MRL nos edifícios de hoje, não há maiores taxas de incidência para esses tipos de elevadores. Os elevadores sem casa de máquinas são tão seguros quanto os tradicionais.