Melhorias de segurança, para elevadores antigos

Desde 1852, quando foi desenvolvido o aparelho de segurança por Elisha Otis, o mundo vertical revolucionou. Aquela invenção é a causa de termos elevadores de passageiros atualmente.

Assim como veículos vieram sofrendo melhorias de segurança, com a vinda dos airbags, freios abs, cinto de três pontos, os elevadores também  com o passar dos anos foram tendo melhorias para trazer maior conforto e segurança aos usuários.

Reunimos as principais mudanças que ocorreram e que podem ser feita em equipamentos mesmo antigos.

Porta automatizada

Elevadores da década de 60 a 80, possuíam portas pantográficas (aquela que abríamos com mão sanfonadas), para a época atendia os usuários, porém com o passar dos anos, foi acontecendo muitos acidentes, inclusive fatais. Por ser aberta, pessoas colocavam a mão sem o equipamento estar no andar, crianças puxavam a porta deixando o vão aberto, entre inúmeros acidentes.

A porta automatizada veio após as portas de eixo vertical (que abrem igual porta de casa), ela é a mais segura atualmente. Através do operador de porta e sistemas eletrônicos, ela abre e fecha automaticamente trazendo segurança e conforto ao usuário.


Luz de emergência, alarme e interfone

Quando as pessoas ficavam presas antigamente, era bem comum tentarem sair sozinhas, pois não possuía um sistema para pedir ajuda. Não existiam celulares, muito menos telefones sem fio. Com isso foi desenvolvido o sistema de luz de emergência, alarme e interfone.

Seu funcionamento é para que as pessoas quando ficarem presas, acionem o botão de alarme/interfone garantindo que alguém ouvirá e chamará ligará para empresa de manutenção. Se houver falta de energia, a luz de emergência ligará e continuará tendo alimentação no botão de alarme.

Barra, barreira, régua eletrônica

Equipamentos antigos não possuíam esse sistema de segurança, que protege o usuário do fechamento da porta quando tiver passando. Teve uma época que eram de 2 pontos apenas que ocasionava acidentes principalmente com idosos e crianças. A atual é de 154 feixes de luz trazendo segurança e protegendo as crianças, idosos, animais e adultos.


Protetores de polia e guarda corpo

Devido a inúmeros acidentes no passado com profissionais, que perdiam membros e sofriam quedas por falta de proteção, desenvolveram medidas de controle para proteger o técnico.


Pesador de carga

Desenvolvido para não ter mais excesso de peso no equipamento. Graças a esse sistema, não deixa o elevador andar até que a capacidade permitida seja respeitada. Esse dispositivo protege o equipamento de sobrecargas, mau uso, protegendo os componentes do elevador e os usuários.

Todas essas melhorias aqui apresentadas podem ser instaladas em qualquer elevador que não possua. Entre em contato conosco e solicite uma vistoria.