Talvez você já tenha se perguntado: quando devo ligar para a empresa do elevador vim realizar um atendimento emergencial? Essa é uma dúvida bem comum, pois existem diversas situações que você não sabe como agir.
Para tirar essa dúvida, continue conosco nesse artigo.
Falha x Defeito
Apesar de ser bem-parecidos, existem uma grande diferença entre falha e defeito no elevador.
Falha é quando o elevador para por uma quebra de alguma peça ou falha eletrônica. Nessa situação o elevador fica fora de operação, ou seja, o equipamento não volta a funcionar até ser reparado, seja pela substituição de uma peça ou análise da falha eletrônica.
Defeito é quando o elevador apresenta uma situação que não faz o equipamento parar, exemplo: quebra de um botão, queima de um display, queima da lâmpada, ruído simples, entre outros. Nesse caso, apesar de o elevador ter um defeito em determinada peça, ele ainda continua em funcionamento.
Quando chamar a assistência técnica então?
Nas duas situações você pode entrar em contato com a empresa, o que definirá a prioridade é a situação exposta do equipamento. Por exemplo: a porta do elevador está arranhada, a pergunta que deve ser feita é: o equipamento aguenta até a visita da manutenção preventiva? Se sim, opte em aguardar a manutenção mensal.
Agora o elevador apresentou falha, opte em chamar imediatamente a assistência técnica.
A melhor maneira para sanar os defeitos é colocar um livro de ocorrências exclusivo para os elevadores. Nele anotar todos os defeitos apresentados, como, por exemplo: um display queimado, um adesivo rasgado, uma lâmpada queimada, um ruído em determinado andar, entre outros. Ao fazer isso, apresente ao técnico da manutenção mensal, que ele irá conferir e dependendo do defeito resolverá nessa visita. Esse técnico terá o tempo totalmente reservado ao condomínio, diferente daquele que só atende emergência quando o elevador dá falhas ou ter alguém preso, pois geralmente esses profissionais só atendem esse tipo de demanda.