Quando o elevador do condomínio falha, suas preocupações são amplificadas. Você pode ter preocupações com a segurança e quanto tempo levará para o seu elevador estar funcionando.
Felizmente, com ótimos técnicos, os reparos de elevadores podem ser resolvidos em tempo hábil para evitar longas paradas. A probabilidade de mau funcionamento do elevador também pode ser diminuída pela manutenção regular. No entanto, sempre há espaço para o desconhecido, com isso trouxemos quatro reparos mais comuns.
1. Sensor de Porta
O sensor de segurança de porta, é o dispositivo que “percebe” as pessoas entrando e saindo do elevador. Ele é montado na porta do elevador e consiste em uma estrutura transmissora eletrônica estreita e alongada.
Como a maioria das pessoas está acostumada com as portas dos elevadores detectando sua presença e reabrindo conforme necessário para deixá-las passar, um sensor de porta com defeito pode ser perigoso. São Geralmente danificadas em mudanças, quando carregam materiais ou quando cai água.
2. Quadro de comando do elevador e seus componentes
No quadro de comando do elevador, possui as placas eletrônicas que regulam a velocidade, o nivelamento, os controles das portas e o funcionamento dos botões de emergência. Normalmente está localizado na casa de máquinas.
Os defeitos mais comuns são relacionados a componetes que chegaram no final da sua vida útil ou quando o condominio possui quedas de energia frequentes.
3. Botões do elevador
Esse é um dos itens que mais dão defeitos no elevador, devido à má utilização ou quando passam produtos que são corrosivos ao material do botão, como, por exemplo, o álcool.
4. Operador da porta
Ele é responsável por fechar e abrir as portas do elevador sempre que um botão é pressionado.
Para um recurso com uma função simples, os operadores de porta contêm muitas partes móveis. Como o operador da porta está em uso constante, ele sofre desgaste frequente. Por esse motivo, a falha do operador é relativamente comum, especialmente para elevadores com uso frequente.
A maioria das falhas do operador da porta não leva os passageiros a ficarem presos no elevador (embora possa). O mau funcionamento do operador da porta faz com que as portas do elevador não abram ou fechem totalmente, ou abram e fechem nos momentos errados e ocasionem ruídos.
A substituição do automatismo de porta é uma das reparações mais dispendiosas devido à sua frequência de utilização, é um investimento que vale a pena realizar para maior durabilidade.
Existe uma maneira de evitar reparos?
Embora não haja uma maneira garantida de evitar a possibilidade de qualquer mau funcionamento, uma boa regra geral é que quanto mais consistentemente você receber manutenção e verificações do elevador, mais você saberá sobre o estado do seu elevador e detectará quaisquer sinais de deterioração. A manutenção regular reduz a probabilidade de reparos mais sérios e também pode economizar dinheiro a longo prazo.
Outra maneira é utilizar o elevador corretamente, não forçar as portas, não apertar forte os botões ou utilizar produtos abrasivos, ter cuidado quando realizar mudanças ou carregar qualquer tipo de material e jamais jogar água no equipamento.