Essa é uma dúvida frequente da maioria dos condôminos e síndicos. Bem diferente de outros meios de transporte, o elevador requer atenção redobrada. Para se ter uma ideia um elevador possui diversos itens que precisam ser verificados periodicamente.
Todas as empresas de elevadores precisam seguir as normas vigentes dos equipamentos. Dentre as inúmeras normas, hoje destacaremos a ABNT NBR 16083.
As siglas ABNT e NBR, significa Associação Brasileira de Normas Técnicas e Norma Brasileira, respectivamente. A NBR 16083, diz a respeito da Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção. Ela divide em 26 grupos e cada grupo existem inúmeros itens a serem verificados.
Para um elevador ser verificado por completo, cada detalhe, seria necessário no mínimo 12 dias (seria praticamente impossível as empresas disponibilizarem um técnico para cada elevador, visto que no Brasil existem cerca de 500 mil elevadores). Caso possuísse essa possibilidade, o condomínio teria que pagar um valor muito elevado.
Com isso, esses 26 grupos são divididos durante 12 meses, para ser realizado a manutenção corretamente. Obrigatoriamente a manutenção tem que ser mensal.
Isso também é descrito na decisão normativa do CONFEA Nº36, CONSIDERANDO os termos da Lei nº 5.194/66, em especial os artigos 1º, 6º, 7º, 8º, 59 e 60.
Portanto, sim, é preciso realizar a manutenção mensal. Saiba como podemos ajudar o seu condomínio, entre em contato conosco!