O elevador em um edifício comercial ou residencial, talvez seja o que mais traz custos. Por isso, é importante que todo responsável pela contratação da empresa que prestará serviço, saiba responder estas três perguntas, para não ter surpresas no futuro e consequentemente mais gastos para o edifício.
1- O condomínio é obrigado a contratar uma empresa de manutenção?
Sim. Isso é uma exigência do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e caso não seja cumprida poderá haver penalidade ao condomínio e ao síndico(a) no caso de houver alguma fatalidade com o equipamento.
2- Por que é necessário ser realizado a manutenção mensal?
Por ser um equipamento utilizado diariamente, seus componentes com o tempo sofre desgastes naturais e precisam ser verificados com antecedência para não trazer nenhuma “surpresa” financeira a mais para o condomínio. Por isso requer uma manutenção periódica e correta, para sempre haver disponibilidade do elevador, além de ser uma das obrigatoriedades do CREA.
3- Como proceder em situação que o passageiro ficar preso no elevador?
O resgate de passageiros só pode ser realizado por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros. Ou seja, o primeiro passo deve ser ligar para a empresa responsável pela manutenção do equipamento. Enquanto o técnico não chega, cabe ao síndico(a) ou zelador(a) acalmar o passageiro, lembrando ser proibido tentar retirar sem ser habilitado.
⚠ Fique atento se a empresa de manutenção realiza:
Visitas periódicas preventivas, para evitar transtornos e reduzir os riscos de acidentes. O técnico precisa fazer a limpeza e lubrificação das peças, bem como ajustes e testes de funcionamento.
Ordem de serviços dos elevadores. Neste documento são registrados a cada atendimento feito todos os serviços realizados, que devem ser descritos para futuras consultas. Assim, os clientes e a empresa de manutenção vão saber o que já foi feito e entender quais são as reais necessidades do equipamento.
Relatório de Inspeção Anual (RIA), que pode ser obrigatório conforme a legislação municipal. Da mesma forma, cada município cobra um determinado valor pela não emissão do RIA. Um engenheiro responsável e credenciado no CREA deve expedir o documento, garantindo que os equipamentos correspondem com as condições exigidas pelos órgãos fiscalizadores.
Podemos te ajudar!
Somos responsáveis pela manutenção de mais de 2.500 elevadores, atendendo aos mais diversos empreendimentos, tais como: condomínios residenciais e comerciais, órgãos públicos, hospitais, escolas, concessionária de veículos, etc. Temos em nossa carteira de clientes desde pequenos prédios até grandes condomínios com mais de 20 elevadores.
Registros atualizados no CREA-RJ, CREA-SP, GEM-RJ, certidões trabalhistas, certidões de regularidade fiscal, atestados de capacidade técnica e um seguro de responsabilidade civil garantem segurança e tranquilidade ao condomínio na hora de contratar a Sete Servic para cuidar dos seus elevadores.
A empresa opera com mais de 140 colaboradores, distribuídos entre diretores, engenheiros, gerentes, supervisores, técnicos de manutenção preventiva, técnicos de manutenção corretiva, administrativos, consultores comerciais e estagiários.
O elevador do seu condomínio causa transtorno aos usuários com paralisações e alto custo de peças de reposição? Faça como milhares de síndicos: Escolha a Sete Servic ! Temos a solução.