Existe bastante gente que pesquisa diariamente como sair do elevador (caso ele pare), seja por falta de energia ou pane no equipamento.
Com isso trouxemos esse pequeno artigo, para orientá-los caso fique preso no elevador.
Mantenha a calma
Essa é a mais difícil reação de controlar quando está preso no elevador, porém é fundamental para que tudo ocorra bem.
Existe um mito muito grande, que passam principalmente em filmes, onde aparecem pessoas presas no elevador e que acabam o oxigênio ou simplesmente o elevador “despenca”.
Pela norma (ABNT – 16858-1) é obrigatório que os elevadores tenham “vãos” para circular o ar na cabina, ou seja, você não ficará com falta de oxigênio no elevador, essa possibilidade é zero.
Pressione o alarme e interfone
Após respirar fundo, pressione o botão do alarme (geralmente ele já vem com o interfone embutido) e peça para que o zelador chame a empresa de manutenção.
O botão de alarme, por norma tem a borda amarela e em alguns elevadores é necessário que segure o botão pressionado por 5 segundos.
Se posicione no POC (Painel de operação de Cabina, local aonde fica os botoes do elevador), pois é lá que fica o intercomunicador para conseguir falar com o zelador.
Não fique próximo à porta e nem tente sair
Aqui é aonde acontece a maioria dos acidentes (envolvendo) passageiros de elevadores.
Pelo fato de pensar que faltará oxigênio, muitas pessoas tentam abrir a porta no intuito de “entrar” ar para dentro do elevador, porém o equipamento pode vir a funcionar e esmagar a pessoa.
Isso também vale para as pessoas que estão do lado de fora, que querem de uma certa forma “ajudar”, mas acaba colocando a vida em risco.
Sempre fique longe da porta, aguarde o profissional treinado para retirar.
O técnico está demorando demais, o zelador não pode retirar?
A resposta é não! A norma ABNT NBR1603:2012 diz que somente a empresa que faz a manutenção, corpo de bombeiro militar ou órgão que o substitua que pode retirar.
Caso aja alguma extrema urgência e que o técnico por algum motivo está demorando demais, não hesite em ligar para o corpo de bombeiro.
Caso tenham dúvidas em algum item que não sabe se o seu elevador possui ou está funcionando, entre contato conosco para uma vistoria técnica e orientação para adequações. Sua segurança é nossa prioridade!