O primeiro elevador seguro do mundo surgiu em 1853, graças a invenção de um dispositivo de segurança, que não deixava o elevador cair caso houvesse rompimento dos cabos de aço. Já no Brasil foi em 1906 no Palácio das Laranjeiras – Rio de Janeiro.
Os elevadores eram feitos de madeiras. Com o passar dos anos, foram criados elevadores com materiais mais leves e duradouros, garantindo cada vez mais a segurança dos usuários.
Com isso trouxemos esse artigo, mas antes vamos conhecer os modelos de portas que existem.
Porta pantográfica e guilhotina
A porta pantográfica era a mais segura da época, porém com o passar dos anos viram que não era tão segura assim. Esse tipo de porta podia ser aberto por qualquer pessoa e isso se tornou perigoso. Houve vários acidentes, pois os passageiros abriam a porta sem o elevador estar no lugar, além disso alguns sofriam amputações de membros, choques elétricos entre outros.
Na área industrial surgiu a porta guilhotina. Essa porta ocasionou várias mortes. (Devido a falha mecânica onde ela esmagava o passageiro)
No mundo e no Brasil existem ainda milhares de elevadores com esses modelos de portas.
Em 1999 foi aprovado a norma NBR 13994, na qual proíbe esses dois modelos de porta. Vale ressaltar que em prédios tombados e elevador que carrega apenas carga, ainda é permitido.
Porta eixo vertical
Elevadores de luxo em meados de 1960, receberam uma atualização nas portas, que prometia mais sofisticação e segurança ao usuário. De fato, foi uma revolução, imitando uma porta de casa, porém com um amortecedor para fechar a porta sozinha foi e é uma das portas mais presentes nos elevadores até hoje.
Começaram a ocorrer alguns acidentes, pois os usuários a puxavam sem o elevador estar no andar. Em meados de 1988 foi desenvolvido um sistema de segurança para travar a porta caso o elevador não tivesse no andar solicitado.
A partir disso se tornou mais segura.
Porta automatizada
Esse modelo de porta surgiu em meados de 1999 e é a porta mais segura que existe. Foi resolvido o problema de tentar abrir a porta, pois esse tipo de porta só abre manualmente com uma chave específica que somente a empresa de manutenção e corpo de bombeiros podem ter.
Essa porta recebeu esse nome, pois o usuário não precisa abrir manualmente igual as outras portas antigas. Através de um operador de porta que é comandado pelo elevador eletronicamente, ele sabe o andar que precisa abrir para o usuário, através do andar solicitado.
Além disso, a porta automatizada vai um sensor de porta, protegendo todos de fechar em cima.
Mas afinal, quais os benefícios de ter uma porta automatizada? O meu elevador antigo pode colocar?
Como vimos anteriormente as portas mais seguras são as de eixo verticais e as automatizadas. Porém as de eixo verticais por serem mais antigas, possuem amortecedores e trincos de portas que frequentemente dão defeitos, trazendo sempre custo ao condomínio e algumas vezes demora devido algum componente estar obsoleto.
As portas automatizadas, possuem inúmeras vantagens em relação as outras:
✅ Diminui os defeitos do elevador; (75% está relacionado aos conjuntos das portas)
✅ Aumenta a segurança do usuário;
✅ Instalação do sensor de porta, protegendo principalmente idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida;
✅ Ganha espaço, pois a porta não precisar abrir para fora do corredor;
✅ Reduz o gasto com amortecedores e trincos de portas devido ao uso;
✅ Diminui o tempo de espera do elevador; (Pois não precisará abrir a porta manualmente)
✅ Valoriza o seu imóvel;
Elevadores antigos podem ser atualizados por esse modelo de porta, além de ter opções de colocar apenas nos andares principais. (Entre em contato conosco e veja a disponibilidade)