Como funciona o freio de segurança dos elevadores em caso de queda?

Por várias vezes você possa ter ouvido que o elevador é o transporte mais seguro do mundo. Pode parecer até estranho, pois existem vários casos de acidentes fatais com passageiros no elevador.

Com isso trouxemos esse pequeno artigo para mostrar como funciona a segurança do elevador em caso queda livre.

Vamos supor que um elevador que possua 4 cabos de aço, por algum motivo se rompam.

Será que o elevador com a manutenção correta cairia? Antes vamos conhecer 3 itens de segurança que o elevador tem, para casos de rompimento dos cabos de aço.

Regulador de Velocidade e polia tensora

É uma peça com uma polia que monitora a velocidade nominal do elevador (primeira imagem, ela fica localizada na casa de máquinas). Em caso a velocidade exceda 20% ela aciona um contato elétrico para desligar o motor e trava mecanicamente, puxando o cabo no sentido contrário a queda para acionar o freio de segurança.

O cabo passa pelo regulador de velocidade, vai à polia tensora (segunda imagem, ela fica lá no primeiro andar inferior no poço) e é fixado no freio de segurança.

Limitadores de velocidade Europa com Encoder - Gervall
Polia tensora com contrapesos Ø300 - Gervall

Freio de segurança

Esse é o principal item do elevador, sem ele não pode funcionar. Ele fica localizado abaixo da cabina e tem o objetivo de travar na guia em caso dos cabos romperem, ou seja, pode romper todos os cabos que o elevador terá que travar na guia, impedindo assim a queda livre.

Para melhor exemplificar como funciona, disponibilizamos um vídeo abaixo, para você ver como o sistema desses três itens funcionam em conjunto.

Por que então mesmo assim ocorre acidente?

O cálculo que é feito em relação aos cabos de aços é: somente 1 cabo tem que suportar o elevador com a carga máxima, os outros 3 (dependendo do tamanho do elevador chega a 6) são de segurança, ou seja, se romper um cabo ainda tem 3 reservas e se romper todos tem o sistema do freio de segurança explicado acima.

Para esse sistema funcionar é necessário que a manutenção seja realizada corretamente, as vistorias anuais e testes no sistema do freio.

O que ocorre a maioria das vezes são condomínios contratarem empresas que não possuem registros no CREA. A maioria das vezes, o barato demais pode sair caro, aquela gratuidade excessiva entre outros.

Com a manutenção sendo realizada corretamente a hipótese de um elevador ocasionar um acidente grave é zero.

Por isso seja seleto na empresa que irá realizar a manutenção no seu condomínio. Nós da Sete Servic, possuímos profissionais capacitados para manter sempre o equipamento seguro. Também possuímos engenheiros para manter os equipamentos de acordo com a norma.

Se você tem dúvidas se estão realizando a manutenção corretamente e não sabe se está funcionando as principais seguranças do equipamento, entre em contato conosco e peça uma avaliação no seu elevador.