Home > Dicas de Conservação

O condomínio é o responsável pela limpeza interna da cabina, portas, batentes e botoeiras dos elevadores.  Veja abaixo algumas dicas que garantirão a qualidade do seu elevador por mais tempo:

Espelhos

Não usar:

1) Nunca usar produtos ácidos ou alcalinos para limpar espelhos. A maior parte dos produtos usados para limpar vidros e azulejos podem atacar a superfície, as bordas e até a tinta protetora dos produtos. O amoníaco, cloro ou água sanitária, presentes na grande maioria destes produtos, são extremamente danosos ao espelho.2) Não utilizar produtos abrasivos (lixa, palha de aço, esponjas ásperas, sapóleo, etc.) em qualquer superfície do espelho.

Como limpar:

1) Iniciar a limpeza do espelho com espanador para retirar a poeira depositada em sua superfície. Em seguida, limpar o espelho com pano macio e limpo, umedecido em água morna.2) Tenha sempre o cuidado de secar as bordas do espelho. Este é o procedimento mais simples e seguro. 3) Um pano limpo e macio embebido em álcool também pode ser utilizado.4) Depois de limpar, passar outro pano macio e seco em seguida, para retirar possíveis manchas de secagem. Sempre aplique o produto no pano e o pano no espelho, nunca borrifando líquidos diretamente no espelho.

Granito

1) Para limpeza nos granitos basta um pano úmido. Não usar produtos oleosos, água sanitária, ácidos, detergentes corrosivos ou produtos químicos. No caso de mármore usar água e sabão neutro. Os granitos claros em contato com madeira, café, óleo, graxa e material ferruginoso podem apresentar manchas.

A cera para puxar o lustre do granito tem efeito de curto prazo, com o tempo, após várias aplicações, ela preenche os poros obstruindo-os e absorvendo a sujeira do ambiente e consequentemente enegrecendo a rocha, que perderá o seu brilho natural. Informamos que os mármores e granitos estão sujeitos a penetração de fluidos, portanto devem ser removidos o mais rápido possível para minimizar o aparecimento de manchas.

Luminária e acrílicos – Utilize pano umedecido com água e sabão neutro;

Botões e indicadores – Utilize pano umedecido com água e sabão neutro;

Soleiras – Passar aspirador para retirar resíduos existentes nas canaletas;

Painéis em Inox – Vaselina com álcool: utilizado para a limpeza dentro dos elevadores que possuem suas paredes em inox para dar brilho. Deve-se pulverizar no pano de algodão branco e depois passar no inox, aguardar 30 segundos e passar uma flanela seca para lustrar.

Painéis em laminado melamínico

1) Para a limpeza, basta utilizar um pano levemente úmido com água e sabão neutro, e em seguida um pano seco.

2) Para remover sujeira difícil, troque o sabão neutro por saponáceo líquido (Vim líquido ou similar) e para tirar manchas de gordura use sabão em pó (sempre diluídos em água). Depois de retirar os resíduos de sabão com um pano levemente úmido passe um pano limpo e seco para eliminar qualquer vestígio de umidade.

Os usuários de elevadores podem contribuir na preservação deste bem coletivo:

  • Evite comer no interior do equipamento.
  • Não jogue lixo ou qualquer objeto no poço do elevador.
  • Evite tocar nos espelhos, para que o mesmo não fique manchado.
  • Atenção ao transportar líquidos, seus reservatórios podem estourar e danificar algumas peças.
  • Não deixe cair objetos nas soleiras de cabinas ou pavimento causando assim paralisação do equipamento.