Por que, a manutenção do elevador é mensal?

Talvez você mora em um prédio, que tenha elevador e possa ter feito essa pergunta: por que, a manutenção do elevador é mensal e não periódica  igual a alguns equipamentos?

Diferente de outros equipamentos o elevador é um meio de transporte, que leva pessoas diariamente. E quem exige a manutenção mensal é o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), na qual todos os anos é emitido o alvará de funcionamento através o RIA (Relatório de Inspeção Anual). Além do CREA, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), adverte sobre as penalidades, caso haja infração grave das normas ou eventual fatalidade.

http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=590

Os elevadores possuem vários itens para verificação e seria impossível a “mão de obra” humana executar em apenas um mês. Cada empresa de manutenção tem o seu plano anual, na qual tem que ser verificado no período de um ano, todos os itens do elevador.

No passar dos anos, a norma brasileira começou a exigir que as empresas padronizassem o plano anual de manutenção. Então surgiu a norma ABNT 16 083 em 2012.

A norma é relacionada aos requisitos para instruções de manutenção em, elevadores, escadas e esteiras rolantes. Essa norma veio para manter e garantir a confiabilidade do equipamento, além de instruir dos deveres tanto da empresa mantedora, como do condomínio em relação à manutenção e instalação de elevadores.

Através dessa norma, foram colocados os itens a serem verificados durante o ano. (Foi feito estudo com todos os fabricantes, para chegar nesses itens)

São divididas em três tabelas e elas são encontradas na norma ABNT 16083. Essas tabelas são apenas exemplos, lembrando que cada empresa pode dividir os itens a serem verificados, desde que todos sejam verificados durante o período de 12 meses. O período começa a contar a partir do mês do contrato com a mantedora, se começou na metade do ano, terminará o ciclo no ano seguinte.