Conheça a cabina e caixa de corrida do elevador

A cabina, na parte externa e a caixa de corrida do elevador, talvez seja algo que você nunca viu no seu condomínio.

Com isso trouxemos esse pequeno artigo, para mostrar seus principais itens.

Cabina

A cabina é o local onde os passageiros entram, apertam o botão e vão para o andar solicitado.

Na parte externa da cabina, encontramos o operador de porta, sensores, caixa de inspeção, bloco de corrediça, aparelho de segurança e cabo de manobra.

Operador de porta

Existem vários operadores de porta. Todos têm a mesma função, fazer com que a porta de cabina abra nos andares. Por mais estranho que pareça, somente a porta de cabina que é automatizada e é ela que faz a porta de pavimento abrir (no caso de portas automatizadas, em portas de eixo vertical, as antigas, ela apenas libera o trinco para que você consiga abrir a de pavimento).

Sensores

Eles são responsáveis de fazer o elevador parar no andar nivelado, reconhecer o andar em que está e em alguns modelos reconhecer os andares extremos (primeiro e último pavimento).

Caixa de inspeção

Esse é um dos itens mais importante para o técnico fazer a manutenção, através dele conseguem fazer a inspeção com segurança e qualidade. Por isso é bem importante que estejam sempre funcionando.

Bloco de corrediça

Esse dispositivo tem a função de fazer a cabina se movimentar pelas guias (parecido com um trilho de trem). Esse bloco possui nylons, para reduzir o atrito entre cabina e guias. Essa peça tem um desgaste natural com o tempo.

Aparelho de segurança

Esse é o dispositivo que protege o usuário, caso haja rompimento dos cabos. Graças a ele, podemos nos locomover verticalmente. Ele tem a função de travar na guia mecanicamente, caso possua excesso de velocidade, por rompimento de cabos, por exemplo. Com a manutenção devida desse item, a possibilidade de um elevador cair é nula.

Cabo de manobra

É através desse item, que a cabina manda informações para o quadro de comando na casa de máquinas. Ele é um cabo que vai da cabina, passa pela caixa de corrida e vai até o quadro de comando.

Caixa de corrida

Também conhecido como passadiço, é o local aonde a cabina se movimenta, através das guias.

Também é o local onde estão as portas de pavimentos e poço do elevador.