O seu elevador parou por excesso de peso? Conheça o pesador de carga

O elevador do seu condomínio, com certeza alguma vez,  já deu defeito por excesso de peso. Seja por ter uma mudança, material preso ou por ter mais passageiros do que o permitido.

Por muitos anos, esse problema acontece e traz problemas sérios para o condomínio.


Excesso de peso prejudica o equipamento

O elevador é fabricado, para ser utilizado conforme as especificações e existe um cálculo de engenharia por trás de cada projeto.

Ao exceder o limite de peso permitido, os componentes de tração sofrem uma carga excessiva, a máquina e o motor do elevador tem que trabalhar acima do que foi projetado. O equipamento não aguenta e por várias vezes, vai deslizando até chegar nos para-choques (mola ou pistão), travando ele.

Pesador de carga

Vários fabricantes desenvolveram um sistema, para resolver esse problema. Porém, por anos essa solução era apenas opcional e geralmente apenas prédios comerciais possuía. Esse dispositivo é o pesador de carga.

Desenvolvido para não deixar o elevador funcionar, caso ultrapasse a carga permitida, o pesador de carga surgiu para preservar o equipamento e levar segurança ao usuário.

Seu funcionamento consiste em instalar um dispositivo, que monitora a carga do elevador e através de um aviso sonoro, alerta que ultrapassou o limite permitido, com isso o elevador não fecha as portas e também não se movimenta. Só funcionará, após chegar na carga permitida.

Obrigatoriedade do pesador de carga

Em julho de 2020, o pesador se tornou obrigatório* e não mais opcional, ou seja, todos os elevadores novos serão obrigados a virem com ele instalado.
* ABNT NBR 16858.

Elevadores antigos

O pesador de carga, como várias pessoas não têm conhecimento disso, pode ser instalado em qualquer modelo de elevador*, principalmente em elevadores antigos.

* Garantimos o funcionamento do pesador em todos os equipamentos  comercializados por nós.


A Sete Servic Elevadores, trabalha firme sempre em busca de inovações que tragam, conforto e segurança conforme as normas vigentes. Entre em contato conosco, temos a melhor solução para o seu elevador.