Modernização de Elevadores, valorize seu imóvel

Márcia (nome fictício) viu um anúncio de um apartamento usado para comprar. Nas fotos é um apartamento amplo todo reformado, a entrada do prédio é linda e a faixada do edifício é totalmente reformada, decide ir ver pessoalmente.

Chegando lá é realmente igual nas fotos, quando passa pela portaria vai ao encontro do elevador, porém tem um aviso que está com defeito. Sua expectativa já diminui um pouco, mas sorte que tem outro elevador. Ao entrar no que está funcionando, percebe que os botões são antigos, não possui espelho, teto antigo e ainda dar uma parada desconfortável ao chegar no andar. Então pergunta ao corretor qual a idade do prédio, para sua surpresa tem mais de 20 anos!!!

O corretor a convence que tudo foi reformado no prédio e que o apartamento era tudo novo. Márcia gostou do apartamento, porém ficou imaginando toda vez que precisasse entrar naquele elevador, ficou de dar a reposta e nunca mais voltou.

A personagem é fictícia, porém a história é a realidade de muitos edifícios pelo país. Estima-se, que no Brasil possui 500 mil elevadores e 60 a 70% precisam ser modernizados. Um dos fatores para uma pessoa comprar um apartamento é em relação aos elevadores se são novos. Uma pesquisa feita pela ZAP imóveis revelou que um apartamento com um elevador modernizado valoriza o imóvel em até 20% e que a hipótese de efetivar a venda são praticamente 100%. 

Rádio Cultura 93,9 FM - Bombeiros fazem resgate em elevador

A importância da modernização 

Elevadores com a manutenção em dia, podem durar até 50 anos. A cada ano uma nova tecnologia é lançada, novas normas de segurança são criadas. Quanto mais tempo um elevador tiver mais defeito ele pode apresentar, muitas peças já estão obsoletas, a equipe que domina totalmente aquele equipamento já se aposentaram e os problemas recorrentes só aumentam. O preço da manutenção de um equipamento antigo é mais caro, devido a estar mais propício a defeitos intermitentes sem falar o custo elevado de energia que os elevadores antigos gastam. 

Com a modernização além de você estar colocando uma tecnologia mais moderna, você terá redução na conta de energia (veja os quadros de comando, comparativo de um elevador velho com um novo), na manutenção, nas peças. O equipamento apresentará menos defeitos e seu imóvel se valorizará. 

O ideal é que faça a modernização no máximo a cada 20 anos. Você pode optar pela modernização parcial ou total do equipamento.

Modernização parcial: indicado para elevadores no máximo até 20 anos. Constitui em permanecer as guias do elevador, a estrutura da cabina, a máquina de tração e as portas de pavimento. Nesse modelo de modernização, é colocado um quadro de comando novo, botoeiras novas, sub teto (opcional), ventilador (opcional), interfone (portaria e cabina), operador de porta, comando de inspeção, escada marinheiro (se não possuir), guarda corpo, proteção de máquinas, voice (acessibilidade).

Modernização total: indicado para elevadores com portas batentes (aquelas que você puxa para abrir) e com mais de 20 anos. O que muda da parcial, que permanece as guias, estrutura da cabina, maquina de tração. O restante é colocado tudo novos inclusive as portas de pavimento.

Uma observação que não pode ser ignorada é em edifícios em beira de praia, pois a deterioração devido à maresia é muito grande. Deve ter atenção e vistoriado periodicamente, porque poderá ter que trocar a estrutura toda.

Como vimos é extramente importante a modernização dos elevadores, além de valorizar seu imóvel, traz mais segurança para o usuário proporcionando o melhor desempenho do equipamento, redução com a manutenção, do consumo de energia e taxa de condomínio.

Temos as melhores soluções para o seu elevador, entre em contato conosco!