Pode utilizar o elevador em caso de incêndio?

Caso haja uma emergência no prédio e pegue fogo, a primeira reação de qualquer pessoa é descer e se proteger, porém o que muitos não sabem é que não pode utilizar o elevador em caso de incêndio.

Trouxemos esse artigo para explicar e alertar sobre o risco de utilizar o elevador em caso de incêndio.

Motivos para não utilizar o elevador

Se você mora no último andar, nunca utilize o elevador e sim as escadas.

A maioria dos incêndios que ocorrem, afetam a rede elétrica do edifício fazendo com que a energia fique comprometida. Caso esteja no elevador poderá ficar preso, e as consequências são graves queimaduras.

Se ficar preso no elevador, ficará quase impossível realizar o resgate, pois o corpo de bombeiros terá dificuldades para retirar, já que não poderá ir à casa de máquinas para abrir o freio e fazer o resgate devido às chamas.

O corpo de bombeiros quando chegam ao edifício a primeira coisa que fazem é cortar a energia para que não tenha risco de explosão, portanto nunca utilize o elevador.

A caixa de corrida e o poço do elevador, é uma forma da fumaça ir para o andar mais alto, pela área de ventilação do prédio. A cabina tem passagem de ar e a fumaça da caixa de corrida irá entrar, a pessoa poderá morrer asfixiada.

Apesar das portas dos elevadores serem fabricadas para suportar incêndio conforme a norma ABNT NBR 16858. O elevador não poderá ser utilizado.

A NBR 13434, exige a sinalização nos andares do elevador, com a informação: “Proibido utilizar o elevador em caso de incêndio”.

O que fazer com o elevador em caso de incêndio?

No principal hall do condomínio, geralmente no térreo, possui uma caixinha vermelha ou de vidro com a informação: “em caso de incêndio quebre o vidro”. Essa caixinha é do elevador e o sistema faz que o elevador desça, abra as portas e fique inoperante, exatamente para não utilizarem o elevador.

Portanto, em caso de incêndio, mantenha a calma e utilize as escadas, caso não seja possível vá para o terraço em um local aberto. Caso esteja no térreo quebre o vidro de emergência e acione o bombeiro do elevador, para ninguém utilizar.