Adequações de segurança em elevadores antigos conforme ABNT NBR 15597:2010

Um dos transportes mais seguros do mundo, o elevador transporta bilhões de pessoas por dia. Estima-se que no Brasil possui cerca de 400 mil em funcionamento. Desses um pouco mais de 20% são equipamentos que atende a todos os requisitos de segurança da atualidade.

O elevador foi feito para durar décadas, porém para isso é necessário além de uma excelente manutenção é se adequar as normas vigentes e atualizações de tecnologias para maior segurança dos usuários.

Com isso trouxemos aqui os principais itens de segurança para elevadores existentes de acordo com a norma ABNT NBR 15597:2010. Essa norma foi feita em 1999 e existem milhares que não atendem até hoje a essas normas, podendo levar perigo aos usuários e técnicos de elevadores.

Interfone, luz e alarme de emergência

Quando acaba a luz é necessário ter luz de emergência e o interfone tem que funcionar através de uma bateria, se houver uma pessoa que esteja passando mal e não tiver como chamar socorro poderá ocasionar problemas maiores.

Sensor de porta (barreira eletrônica)

Para elevadores com portas automáticas é proibido utilizar sensores antigos que tenham apenas dois focos de aproximação, pois pode acarretar acidentes principalmente em idosos, criança e animais.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quadro de força de acordo com ABNT NBR 5.410:2004

Comparamos esse quadro (à esquerda) com o do seriado Chaves. Existem milhares de elevadores que possuem a chave igual. Esse modelo de quadro é extremamente perigoso, pois pode ter descarga elétrica levando a ter acidente grave.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Antigo x novo

Luz de emergência casa de máquinas

Quando ocorre de ter uma pessoa presa por falta de energia é necessário ter em cima da maquina do elevador uma luz de emergência para poder retirar a pessoa com segurança.

Protetor polia de tração e limitador de velocidade

Um dos principais acidentes com técnicos de elevadores é a falta de proteção na polia e limitador de velocidade. Localizado na casa de máquinas e em cima da cabina e contrapeso (modelos que possuem tração dupla), elevadores com mais de 20 anos não possuem essa proteção (amarela), levando a números de casos de perda de membros dos técnicos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Guarda-corpo no topo da cabina

Outro item que coloca em risco a vida do técnico é a ausência dessa proteção (amarelo). Infelizmente ainda existem pessoas que pensam que se o usuário não sobe em cima do elevador é obrigação da empresa mantedora “providenciar”. A cada ano morre vários profissionais nessa área por queda, que poderia ser evitado se tivesse essa segurança.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Escada de acesso ao fundo do poço

Elevadores antigos e alguns novos não possuem esse item fundamental para a segurança do técnico. Causando vários acidentes (até fatais), por falta de uma escada fixa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Botoeira de inspeção

A maioria dos elevadores tem a botoeira de inspeção antiga, que por falha pode colocar a vida do técnico em risco.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Modelo de acordo com norma

Conclusão

Deve ter cuidado especial principalmente em elevadores antigos. Muito dos acidentes que ocorrem com elevadores poderia ser evitados se tivesse uma segurança a mais.  Aqui na SETE SERVIC Elevadores, nossa prioridade é a segurança de todos, possuímos a melhor solução para o seu elevador está sempre seguro e de acordo com as normas.