Manutenção em foco: Troca de cabos de aço e polia de tração do elevador

Um dos itens verificado na manutenção do seu elevador, são os cabos de aço e polia do elevador. Geralmente projetados para durar anos, quando tem uma manutenção adequada. Trouxemos esse artigo para tirar dúvidas sobre o momento de substituir esses itens no seu equipamento.

Função do cabo de aço e polia no elevador

O cabo de aço tem a função de sustentar o peso da cabina, contrapeso e passageiros do elevador. A polia apoia os cabos de aço, enquanto tem o deslocamento através da máquina de tração, por sempre estarem em atrito é comum sofrer desgaste natural com o tempo de uso.

Quando atingem o limite previsto na ISO, fabricante do cabo e polia, é o momento de fazer a troca de ambos.

Critérios mais comuns para condenar a polia e cabos de aço

Cabos de aço, redução de diâmetro — Com o tempo de uso, os arames externos sofrem diminuição do diâmetro, por estarem sempre tracionados (esticados), após chegar no valor mínimo permitido é necessário realizar a troca dos cabos.

Cabos de aço, quebra de passo (pernas) — Outro critério para condenar o cabo é pelo número de quebras no percurso, também é comum pela vida útil e alguns casos por falta de manutenção. Cada fabricante de cabo de aço tem a quantidade máxima de quebras permitido, sendo assim é o momento para realizar a troca.

Cabos de aço, espelhamento e ferrugem — Quando possui espelhamento, os passos (pernas) dos cabos começam a quebrar (sendo necessário a troca). Os cabos de aço são protegidos por uma camada de zinco e com o tempo essa proteção fica comprometida, ocasionando ferrugem principalmente em locais em frente da praia. Para esse caso, no primeiro momento é necessário efetuar a lubrificação e limpeza dos cabos periodicamente, já quando está em um estado mais avançado é necessário fazer substituição.

Polia de tração, aprofundamento de canais — Na polia, ocorre a substituição quando tem o aprofundamento do “canal” da polia, existe a medida mínima permitida. É bem comum a sua vida útil ser conforme os cabos de tração, pois ambos funcionam em conjunto.

Como prolongar a vida útil da polia e cabos de aço?

Como qualquer equipamento, realizar a manutenção periódica prolonga a vida útil. Ficar atento a equalização de cabos e lubrificação do mesmo é muito importante. Por isso, tenha sempre uma empresa correta que siga os padrões de qualidade, para não ter “surpresas” no orçamento do condomínio. A Sete Servic é maior empresa independente do Rio de Janeiro, possuímos engenheiros e uma equipe altamente qualificada, com treinamentos constantes, para manter alto padrão de qualidade. Entre em contato conosco e peça uma vistoria em seu equipamento.